Versão no português 1.0 2005-03-30 - Fabiana Iglesias. Versão original no espanhol. Versione italiana. English version

Pela Liberdade Do Conhecimento,
Contra A Desigualdade E A Pobreza,
SOFTWARE LIVRE PARA TODO MUNDO
Carta Aberta da Hipatia1 para os Governos, Movimentos Sociais e Cidadãos do Mundo

Somos conscientes da necessidade e urgência de um compromisso efetivo por parte dos governos do mundo na luta contra a desigualdade e a pobreza.

Somos conscientes, também, da preocupação internacional pela profunda diferença gerada pelas novas tecnologias de informação. (TICs).

Chamamos atenção, que a solução não e apenas informatizar os pobres, para erradicar a pobreza,se necessita utilizar para isso todos os recursos disponíveis, incluindo a TIC, permitindo a cada grupo humano decidir como investir estes recursos. Inclusive, usar ou não TICs e de que maneira que se propõe a fazer isso.

Neste sentido, vemos com preocupação que a perigosa fantasia de conectar "ate a ultima aldeia" se instala sem muita discussão nos gabinetes dos governos do planeta, embolsada pelas corporações e organismos internacionais no marco da chamada Cúpula da sociedade da Informação, destinando enormes recursos sem acordo de alternativas, resultados ou metodologias sociais e educativas.

Existem muitas coisas a serem discutidas, coisas que estão escondidas atrás deste conceito. Em particular nos preocupa que se utilizem estas reivindicações justas como meio para consolidar o atual monopólio do software, em uma escala que coloque a toda humanidade em uma situação de dependência absoluta de uma única só pessoa, de uma empresa e de uma forma disfarçada de fazer negócios.

Acreditamos na liberdade do conhecimento.

Acreditamos que o software desenvolvido em colaboração por pessoas de todo planeta pode ser escolhido para uma democratização plena.

Somente um software que todos possam conhecer, compartilhar e dispor livremente esta apto para esta causa.

Sabemos que o caminho não e simples e que existe ainda muitas questões técnicas, políticas, educativas, sociais, econômicas e culturais a serem resolvidas, mas para cada desafio existe uma oportunidade. Assim que entendemos os prosumidores2 e promotores do software livre.

A luta contra a pobreza e a desigualdade e, sobre tudo, uma batalha para que todos os homens e mulheres do mundo possam ser cada dia mais livres.

As opções atuais são claras: Existem tecnologias que atacam e outras que libertam.

Por isso Hipatia chama todos os governos do mundo para utilizar, impulsionar e promoverem o software livre.


  1. Hipatia surge como uma coordenação espontânea de pessoas ao redor do mundo que compartilham uma visão e um objetivo. Esta visão e ter uma sociedade global de conhecimento baseada em liberdade, igualdade, diversidade e solidariedade. Os manifestos de Hipatia descrevem esta versão em detalhe. Podem ser consultados em:

    Primeiro manifesto:
    http://www.hipatia.info/index_es.php?id=manifesto_es
    Segundo manifesto:
    http://www.hipatia.info/index_es.php?id=manifesto2_es
  2. Entendemos o termo "prosumidores - Produtores e consumidores - que somos toda a vez que criamos e participamos do conhecimento.